terça-feira, 24 de novembro de 2015

INSTITUTO IMPAR

    





   O desaparecimento de Ana Paula Moreno foi o  motivo do surgimento da Associação. Familiares - principalmente a mãe da jovem desaparecida, Sandra Moreno, presidente do Impar -  e amigos atingidos pelo sofrimento resultante da ausência da menina - ela desapareceu em outubro de 2009, em São Paulo, aos 23 anos, a caminho do trabalho - ,  decidiram conviver com a falta de Ana Paula, agindo a favor da causa dos desaparecidos.









      O Instituto Impar, Associação Instituto Ana Paula Moreno é uma entidade de caráter filantrópico, portanto sem fins lucrativos, e apolítica, que visa prestar assistência à população em variadas áreas de atuação no contexto social, priorizando colaborar, dentro do possível, na organização da comunidade, viabilizando o acesso aos direitos sociais e trabalhando na divulgação de casos de desaparecimento de pessoas, incluindo os desaparecimentos de crianças. A entidade está sediada na cidade de Carapicuíba / SP. 








       O desaparecimento de Ana Paula Moreno foi o  motivo do surgimento da Associação. Familiares - principalmente a mãe da jovem desaparecida, Sandra Moreno, presidente do Impar -  e amigos atingidos pelo sofrimento resultante da ausência da menina - ela desapareceu em outubro de 2009, em Carapicuíba/SP , aos 23 anos, a caminho do trabalho - ,  decidiram conviver com a falta de Ana Paula, agindo a favor da causa dos desaparecidos. Deste modo, o desenvolvimento de trabalhos sociais voltados, principalmente, para quem sente na pele este mesmo sofrimento, por vivenciar situação semelhante,  é  a maneira de, pelo menos, amenizar a dor causada pela ausência de um ente querido, em si mesmo e nos outros. 





       Este processo de amenizar a dor individual, através de um conjunto de ações relacionadas ao coletivo, proporciona  a execução de atitudes específicas direcionadas para as causas das pessoas desaparecidas, capazes de auxiliar os familiares de pessoas desaparecidas em termos psicológicos e jurídicos, contando, inclusive com a participação de profissionais destas áreas. Trata-se de um apoio social, que traz à tona medidas  de combate ao desaparecimento, incentivando a sociedade a se movimentar junto ao governo, exigindo, principalmente, uma presença mais eficaz do deste  em relação às pessoas desaparecidas.










      O Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Pessoa Desaparecida no Brasil  é uma proposta do Instituto Impar. O objetivo é , pelo menos, reduzir as dificuldades existentes no processo de localização dos desaparecidos, incluindo as crianças. Assinaturas estão sendo recolhidas  para serem  levadas  à Câmara dos Deputados e ao Senado. Até agora, pouco mais de 17 mil pessoas aderiram à causa. São necessárias 1.404.464 assinaturas. Acesse a página e assine! Clique no link http://www.abaixoassinadobrasil.com.br/. Entre as propostas presentes no abaixo-assinado estão a divulgação dos desaparecimentos em todas as mídias – rádio, TV, internet, jornais impressos -  e em locais públicos, delegacias especializadas, banco de dados de DNA e  a implantação do Alerta AMBER no Brasil. Assine e ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário